Função: Shift Gear

Nesta matéria vamos te explicar tudo sobre a função Shift Gear ou Flat Shift – o que é, para que serve, como instalar e configurar em seu projeto e principalmente como usar! Essa é uma função presente nas injeções da Octtane. Por isso, se liga aí… a Octtane Expert veio pra te ajudar!

O QUE É SHIFT GEAR?

Imagine que você está numa puxada ou arrancada e precise trocar de marcha. O que você irá fazer: pisar na embreagem, tirar o pé do acelerador, trocar de marcha, acelerar e tirar o pé da embreagem. Nisso você pode perder desempenho e destracionamento, certo? E se o carro for turbo possivelmente terá lag na turbina (lag na turbina é o tempo que leva para a turbina encher). Essa função vem pra solucionar isso. Então, com a função Shift Gear você consegue fazer a troca de marcha sem tirar o pé do acelerador. Vamos te explicar com mais detalhes…

PRA QUE É USADO O SHIFT GEAR?

Shift Gear é um botão instalado no início de curso do pedal da embreagem e tem o objetivo de cortar a ignição para efetuar a troca de marcha sem tirar o pé do acelerador (TPS 100%). Quando você pisa na embreagem, a Injeção Programável da Octtane, aciona o corte, que tem o seu tempo pré-configurado para realizar a troca de marcha nessa janela de tempo. Essa função está presente na Octtane L1, T1 na forma simplificada e na T2 e T2s tanto na forma simplificada ou por marcha.

Outra configuração necessária caso seu carro seja turbo é o atraso de ponto, que mantém a turbina cheia – atrasando o ponto, você consegue fazer com que os gases permaneçam no escape juntamente com TPS 100%, mantendo o fluxo da turbina. Pois quando é acionado o Shift (corte da ignição) e atrasa o ponto, a rotação está alta e tem combustível na câmara de combustão fazendo dar os estouros no escape, alguns pop´s and bang´s.

Assim, tendo possíveis ganhos na performance durante a troca de marcha. Se o carro for turbo, deixando a turbina cheia sem lag na troca.

Nessa função Shift Gear, é para ser feita a troca de marcha com uso da embreagem. Não confunda com o Gear, que é usado nas arrancadas com um câmbio de engate rápido e sensores strain gauge. Esse tipo de câmbio permite a troca de marcha sem uso da embreagem.

Como instalar o Shift Gear

Você vai precisar de uma chapa em “L”, com um furo, para fixação de um botão resistente com rosca para prender. Será colocado no início de curso do pedal da embreagem, o interruptor N.A. e será acionado como na imagem abaixo.

Dica Importante – Verifique possíveis folgas no pedal da embreagem, para evitar que o botão não funcione corretamente.

Como configurar o Shift Gear na tela da sua Octtane

Para configurar é simples, mas esteja atento aos detalhes.

Na L1 e T1, o caminho para configurar o Shift Gear é o seguinte: “Menu” – “Ajustes Adicionais” – “Troca de Marcha (Shift Gear)”.

Para a T2 e T2s: “Menu” – “Arrancada” – “Shift Gear”.

Veja que no visor tem o “Sinal de Entrada” com as opções “Normal” e “Invertido”. O botão Shift Gear colocado na embreagem tem que estar como desacionado, e se ele estiver como acionado, você deve vir na Central e colocar como “Invertido”.

No “TPS mínimo”, se você coloca um valor baixo como 0%, em qualquer acelerada com rotação acima do valor configurado, ele irá acionar o Shift Gear programado. Caso você tire o pé do acelerador quando passa da rotação configurada e aperte a embreagem ele também não acionará. Mas se você quer que ele acione, mesmo passando da rotação mínima de 5.500 rpm (configuração recomendada) você não deve tirar o pé do acelerador, para acionar e dar o corte num tempo de 1,120 segundos e assim vai atrasar o ponto em 9,00º.

Pra facilitar a sua vida preparamos uma configuração pra você. Veja abaixo!

Como usar o Shift Gear

Após a instalação e configuração do Shift Gear, você estará pronto para usar a função: que será acionada quando pisar na embreagem e atingir a rotação mínima programada. Agora você pode manter o pé no acelerador, pois será efetuado o corte da ignição no tempo pré-estabelecido (tempo que você tem para trocar de marcha) junto com o atraso de ponto, que resultará nos estouros no escape ao final de cada troca de marcha.  Veja o vídeo abaixo do Gol Quadrado!

SHIFT GEAR X TWO STEP

A função Two Step é uma entrada ligada a um botão – ao reconhecer que você pisou/acionou, vai entrar um corte no tempo programado – corte de largada (Two Step). Ele é diferente do Shift Gear. O Two Step você vai usar para largada e o Shift Gear para as trocas de marcha.

Eaí? Gostou das dicas e informações? Temos certeza que você também tem um parceiro que tem as mesmas dúvidas sobre Shift Gear. Então envie esta matéria para eles também. Ah, e não esqueça de contar pra gente ali embaixo o que você mais gostou de saber! Seu feedback é essencial para gente. Até a próxima!

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