PROJETO DE CARRO TURBO / ASPIRADO – Como planejar?

Vamos aqui te ajudar com o Planejamento do Projeto do seu Carro Turbo ou Aspirado . Saiba quais são os principais passos e o que você pode evitar na hora de realizar o planejamento economizando tempo e principalmente dinheiro.

Por que o Planejamento do seu carro turbo ou aspirado é tão importante?

Vamos lá… Imagine que você decida tirar uns dias do trabalho e fazer uma viagem de férias com a sua família, curtir momentos de diversão e descanso. Seria legal né? Mas já pensou como seria a viagem sem nenhum tipo planejamento?

Se você não sabe se vai de ônibus ou de carro, se vai abastecer com álcool ou gasolina, se vai ficar 3 ou 10 dias, se vai parar para dormir num hotel no meio do caminho ou não, se vai pro litoral ou para o interior… Sua viagem pode te dar muita dor de cabeça! Você certamente vai gastar muito mais tempo e dinheiro para consertar a falta de planejamento, e talvez nem chegaria ao seu destino.

Agora pensando num planejamento para o seu carro, as escolhas são importantíssimas: desde a potência do motor, se vai manter a mecânica original ou não, se vai colocar peças forjadas, se vai turbinar ou não, se vai ser carburado ou injetado, se for injetado qual modelo de injeção vai atender, se o bico é de alta vazão ou não, enfim… fazer as melhores escolhas pra não chegar ao final do projeto com um carro manco, ou um carro forte mas com possibilidade de quebras. Ou até mesmo não finalizar o projeto por falta de dinheiro e com um estoque de peças paradas no canto da garagem.

Sabendo disso, nós da Octtane Expert separamos alguns passos pra te ajudar no planejamento do seu projeto: Volkswagen Gol quadrado, Chevette, Opala, etc… Então confira o passo a passo que preparamos para você:

1º Defina o foco do projeto:

Importante definir um foco, por exemplo se seu projeto vai ser um carro de pista ou um carro de rua. Neste primeiro passo é aconselhável definir a potência que deseja para o motor do seu carro, pois se o seu objetivo é montar um Gol quadrado com uma potência de até 200 HP o motor original suportaria (dependendo do motor até mais). Pra exemplificar: imagine um AP 1.6 ou 1.8 sem forjar que aguenta 0.5 kg a 0.8 kg de pressão. O ideal seria usar um corpo de ar e tubagem de admissão original, um bico não tão grande (de 65 libras ou DECA de 80 libras). Assim você manteria a configuração mais próxima da original em um carro confortável para o dia-a-dia, mais liso e com um pouco mais de torque em baixa.

Agora se você quer montar um Gol G3 AP um pouco mais forte, cerca de 400 HP, o ideal é colocar um kit forjado da parte de baixo (pistão e biela), com um bom jogo de anel, coletor e cabeçote 2.0 do MI, injeção programável como uma Octtane T1 ou Octtane T2, com um bom acerto, o carro fica gostoso de andar e econômico. Por isso a escolha da potência vai influenciar diretamente no tipo de turbina, de bico e da injeção… Isso evitará que você se perca ou seja extravagante: colocando comando, cabeçote bom, coletor pleno, bico muito grande resultando num carro desconfortável perdendo torque em baixa, e se colocar uma turbina muito grande, ela não enche na cidade, só acima de 5.000 rpm (vem mais potência, mas não vem potência tão cedo), e você fica desgostoso do carro, até colocando culpa na injeção por estar difícil de regular.

Também evite definir vários objetivos, porque no final você pode não cumprir nenhum deles.

2º Busque um projeto que possa ser executado e esteja dentro da sua realidade.

Importantíssimo saber se o seu projeto se encaixa no seu orçamento financeiro, por isso é legal fazer uma lista detalhada de todos os componentes (confira abaixo alguns destes componentes) e um cronograma de como e quando será comprado e montado cada item. Compare para saber se vai atender as exigências do seu projeto de acordo com a potência desejada. Cuidado com exagero, seja realista.

Componentes Elétricos
Atuadores: Bateria; Alternador; Motor de Partida; Injetores; Bomba de combustível; Bobinas de Ignição; Cabos de Velas; Velas de Ignição; Válvula de Solenoide.
Sensores: Sensor MAP; Sensor de Temperatura do Motor; Sensor de Temperatura do Ar; Sensor de Pressão de Líquidos; TPS; Sensor de Rotação; Sonda Lambda.
Controles: Injeção Programável.

Componentes Mecânicos
Regulador de pressão; Turbo; Comando; Coletores; Intercooler.

3º Planeje tudo antes (dentro do possível).

É claro que imprevistos acontecem, e eles devem constar no seu planejamento! Contar com um plano B, caso o A não seja mais possível, é essencial. Tente prever se vai precisar de alguma adaptação mecânica que necessite de uma mão de obra especializada, e possa ter um custo além do programado. E como inspiração, sugerimos você ver a história da Octtane Projects Nº003 de um Subaru GC que encontrou algumas complicações no início, mas conseguiu superá-las.

Lembre-se: tempo é dinheiro! Trabalhar com prazos é imprescindível nesses casos, se não quer perder tempo ou dinheiro. Evite pular etapas, siga o que planejou inicialmente.

OBS: Você deve estar atento à compra de itens importantes do projeto – tanto os componentes elétricos e mecânicos – que devem atender parâmetros que irão determinar a melhor escolha, num projeto que utilizará uma injeção programável.

Planejar é preciso para que o seu sonho se realize! Se você ainda não fez o seu planejamento, pegue as dicas que demos e mãos à obra!

Ah, não esqueça de contar pra gente ali embaixo algum perrengue que você passou por falta de planejamento.

Você também pode nos visitar no Instagram e compartilhar essas dicas com algum parceiro que está na duvida no seu projeto.

https://www.instagram.com/octtane_oficial/

2 comentários em “PROJETO DE CARRO TURBO / ASPIRADO – Como planejar?

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  1. Pretendo montar um chevette no motor ohc 1.6 turbo, quero atingir os 350cv, com cabeçote retrabalhado e coletor de admissão adaptado do tempra com 4 bicos, me recomendaria qual injeção com qual bico?

    Curtido por 1 pessoa

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