Octtane Projects Nº005 (BMW 318ti E36 1995) By: Cristiano Soveral

Bimmer que fala né?

Hoje falaremos sobre essa BMW E36 318ti 1995 toda restaurada do nosso seguidor e cliente Cristiano Soveral de Sapucaia RS.
Depois de muito empenho e horas empregadas no projeto, o carro se encontra em processo de finalização, porém brilha os olhos de apaixonados e entusiastas!

Palavras do proprietário

Desde que lançaram esse carro eu sempre quis ter uma. Passado vários anos e a loucura por carros sempre aumentando, tive a ideia de procurar uma pra reformar, com algumas exigências como câmbio manual, teto solar, bancos em couro e etc.
Achei a merenda (BMW) em Montenegro aqui no RS. Fui ver o carro em setembro de 2017 e fechei com o cara por R$ 4.000,00 (sim, eu sempre soube que BMW barata sai caro) e no outro final de semana fui buscar.

A princípio falando com o ex proprietário,  faltava bomba de água, algumas correias e peças de acabamento.
Mas tinha consciência que não seria fácil, pois o carro estava parado há uns 5 anos e no tempo, mas aparentava muito íntegra de lata e estrutura.
Desmontei o interior pra limpar e troquei as rodas, pois as originais estavam podres.

Depois de um tempo o motor foi desmontado e feito, mas tivemos muitas surpresas como pistão furado, biela torta, junta colada com tinta, bomba d’água quebrada (essa ele disse que precisava mesmo). Eu tinha consciência que toda fiação e chicote iriam ser trocados, já pensando em injeção programável e pra simplificar também, troquei os sensores originais por modelos mais simples, pois os dela são caros. Seguindo essa linha de raciocínio fui atrás de uma injeção programável e foi indicação do meu primeiro mecânico pela relação custo benefício que escolhemos a Octtane. Quando vi o modelo T1 com a tela touch curti demais e comprei, juntamente com 2 sensores PS10, um sensor de água e 1 de ar.
Meu mecânico falou na época que com a wideband era melhor pra ter uma correção em tempo real, aí lá vai eu comprar a wideband, sonda lâmbda e mais e mais reais indo embora, mas cada vez ela ficando mais legal e como eu queria, mas estava só começando a saga resgate BM.
Motor foi pra retífica, precisava de pistão e biela, aí que vem a pergunta. Onde achar?
Fui atrás de peças usadas, standart pra poder retificar pra 0.25 e achei de barbada de um cara virabrequim, bielas e pistões da m44 que é 1.9, assim passando a motorização do meu carro para 1.9 somada a injeção programável Octtane T1, o resultado seria muito bom!

Comprei TB jogo de junta completo, bomba de óleo, bomba de água, tudo novo!

Estou usando bicos de Volvo turbo pois os meus bicos não tiveram salvação, são difíceis de achar bons e são caros.

Já tinha passado algum tempo, a grana estava curta, aí tirei ela da oficina enquanto ele fazia o motor e deixei em casa para não ocupar espaço, enquanto isso foram adquiridas mais algumas peças.

Com o motor fechado, foi a hora de fazer a reforma da pintura. Logo achei um cara bom perto da minha casa e me deu um prazo de 60 dias pra fazer o carro completo.

Indo pra reforma

Na oficina

Já em casa troquei as lanternas e piscas pelos modelos cristais

Depois de um tempo o mecânico que mexia no meu carro trocou de oficina e não chegou a terminar o carro.
Saindo da minha mãe pra levar ela pra oficina nova e perto da minha casa, e o cara manja de Octtane e tem dino pra acertar o carro.

Fotos do motor

Aí aqui no Alex mecânico foi terminando a suspensão, freios, tive que pagar de novo pela instalação da Octtane já que estava instalada de forma incorreta. Já aproveitei para colocar um escape de 2.5″
Tudo perfeito, o set estava completo e pronto para ligar!

Depois de pronta no Alex (Raul Car) aqui em Sapucaia, ficamos lá até umas 23hs tentando fazer o carro pegar e depois de várias tentativas identificamos o erro que estava localizado na ignição.

Após a primeira partida desligamos logo em seguida pois não subia óleo pros comandos. Resumindo, descobri o problema nas fotos de quando o outro proprietário montou o carro, montou a junta invertida.

Como era de se esperar, mais gasto, mais dor de cabeça, mas achei o problema. Comprei uma junta nova e lá vai abrir o motor novamente.

Depois de realizar essa reparação mecânica, a partida foi um sucesso, ficou perfeita, pressão de óleo ok, pressão de combustível ok, fizemos um pré acerto só pra ficar ligada e logo foi para o dino.
Já estou andando com ela um tempo e tá boa demais, a injeção é top, lisa de andar, fácil de ajustar e perfeita

“Finalizamos” em 130whp e 16.75kgfm de torque

Depois de 2 anos e 3 meses, estou andando com ela, resolvi uns B.O de vazamento de gasolina, arrumei também a válvula termostática e agora tá bem boa de temperatura e de andar. Em março vou no hot lap com ela pra curtir mais ainda esse carro que sempre foi meu sonho e tá cada vez mais linda e como sempre quis.

“Mais pra frente vou botar no dino de novo pra tirar mais um caldo”

Mais fotos da BMW

Os projetos nunca acabam Kkk

O projeto não para por aí, estaremos postando todos os avanços e atualizações desse projeto. Pode ter certeza que o mundo automobilístico gera amizades e muita história pra contar.

Gostou dessa e de outras matérias da Octtane Expert, não perca tempo compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Está com dúvida a respeito desse projeto ou das funcionalidades dos produtos Octtane, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

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