Nesse post falaremos mais um pouco sobre possíveis acabamentos que você pode utilizar no projeto do seu carro ou moto.
Cromo, metalização e tinta cromo, vc sabe a diferença?
O bom e velho cromo é um acabamento perfeito para peças de performance, pois por mais que muitos estilos vão e voltam (Ex: efeito textura) o bom e velho cromo sempre está na ativa.

Seja roda, parachoques, retorvisores, palhetas, tampas de valvulas ou pressurização. Uma infinita possibilidade de usar o cromo, mas devemos tomar cuidado onde sera aplicado e tmb ter cuidado com o bolso.
Se existe um clipe que resume a paixão que as pessoas tem em utilizar o cromo nos carros, sugiro assistir esse aqui (PS: +18)
Normal os lowriders utilizarem muitas cores e estilos de pinturas diferenciadas, não vou me estender aqui, mas já é assunto para a próxima matéria.

Vamos lá, pois o objetivo do Octtane Expert é ir direto ao assunto:
Qual a diferença de Cromo, metalização e tinta cromo?
Cromo
Cromo é utilizado de processo químico, onde a peça metálica é submetida a vários tratamentos e banhos até atingir aquela cor espelhada.
Esse procedimento é o mais caro que existe, porém é o que garante uma maior vida útil.
Esse vídeo mostra de forma bem resumida como que funciona esse processo.
Pontos Positivos: Pode utilizar em locais com temperatura elevada e sua durabilidade é muito superior as outras.
Ponto Negativos: Não tem boa aderência em materiais não ferrosos e é sensível a produtos químicos (Ex: Gasolina, Thinner, Solupan).
Metalização
Metalização também utiliza de produtos químicos para criar aquele aspecto cromado, apenas utilizando uma pistola de pintura especial juntamente com fluidos especiais, já garantem o acabamento.
Vale lembrar que a peça que irá receber a metalização, deve estar totalmente pintada de preta e envernizada, pois vai garantir um acabamento e um brilho maior.
Ponto Positivo: Pode ser aplicado em peças de fibra de vidro, alumínio, ferro, plástico, borracha, pedra, madeira e etc
Ponto Negativos: Para aumentar a durabilidade é necessário aplicar uma mão de verniz ao término do processo, isso faz com que a peça perca um pouco o brilho.
Tinta Cromo
Nem me vem falar de Spray Colorgim cromo, isso é a maior enganação do mundo kkk. O máximo que você consegue alcançar com esse spray, é um acabamento que se assemelha a alumínio polido.
Mas já existem tintas especiais que se assemelham ao cromo, o brilho de fato é inferior ao do cromo e da metalização, mas quem procura um acabamento que fique próximo ao de um alumínio polido, recomendo de olhos vendados.
Tinta cromo Welckman, hoje existem várias marcas, mas vou falar dessa que usei e achei o acabamento impecável.
Pontos Positivos: Pode pintar qualquer superfície que suporte os removedores de uma tinta.
Pontos Negativos: Além do brilho não ser muito acentuado, deve tomar cuidado com a ação do tempo e urina de cachorro, no caso de ser utilizada em rodas.
Ps: Para utilizar a tinta cromo e garantir uma maior eficiência no brilho, é recomendado que a peça seja preta e envernizada.
Existe um tipo de tinta cromo que você pode aplicar até com pincel e o acabamento fica perfeito, ainda não encontramos esse produto à venda no Brasil, se alguém tiver alguma pista deixe nos comentários:
Bom, agora que você já somou um pouco mais de informação, corre lá e compartilhe com os amigos, se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.
Também estamos nas redes sociais, acompanhem nossos projetos.
Boa tarde
Existe algum curso, gostaria de informações sobre curso e materiais para montar um negócio
CurtirCurtir
Olá Carlos, tudo bem?
Não conheço nenhuma escola certificada que ofereça curso de alguma das técnicas apresentadas no texto! Mas caso queira se aprofundar, o YouTube poderá te ajudar muito! Com excessão por submersão, as outras formas de cromo vc pode encontrar facilmente os produtos via e-commerce.
CurtirCurtir
Bom dia, Poderia explicar qual são os produtos usado para metalização?
CurtirCurtir
Fala Paulo, td bem? Se acessar o MercadoLivre e colocar “Kit Metalização” aparece tudo o que compõe. 👍🏻
CurtirCurtir