Vc sabe a diferença de: Cromo, metalização e tinta cromo?

Nesse post falaremos mais um pouco sobre possíveis acabamentos que você pode utilizar no projeto do seu carro ou moto.
Cromo, metalização e tinta cromo, vc sabe a diferença?

O bom e velho cromo é um acabamento perfeito para peças de performance, pois por mais que muitos estilos vão e voltam (Ex: efeito textura) o bom e velho cromo sempre está na ativa.

Seja roda, parachoques, retorvisores, palhetas, tampas de valvulas ou pressurização. Uma infinita possibilidade de usar o cromo, mas devemos tomar cuidado onde sera aplicado e tmb ter cuidado com o bolso.
Se existe um clipe que resume a paixão que as pessoas tem em utilizar o cromo nos carros, sugiro assistir esse aqui (PS: +18)

Normal os lowriders utilizarem muitas cores e estilos de pinturas diferenciadas, não vou me estender aqui, mas já é assunto para a próxima matéria.

Vamos lá, pois o objetivo do Octtane Expert é ir direto ao assunto:
Qual a diferença de Cromo, metalização e tinta cromo?

Cromo

Cromo é utilizado de processo químico, onde a peça metálica é submetida a vários tratamentos e banhos até atingir aquela cor espelhada.
Esse procedimento é o mais caro que existe, porém é o que garante uma maior vida útil.
Esse vídeo mostra de forma bem resumida como que funciona esse processo.

Pontos Positivos: Pode utilizar em locais com temperatura elevada e sua durabilidade é muito superior as outras.

Ponto Negativos: Não tem boa aderência em materiais não ferrosos e é sensível a produtos químicos (Ex: Gasolina, Thinner, Solupan).

Metalização

Metalização também utiliza de produtos químicos para criar aquele aspecto cromado, apenas utilizando uma pistola de pintura especial juntamente com fluidos especiais, já garantem o acabamento.
Vale lembrar que a peça que irá receber a metalização, deve estar totalmente pintada de preta e envernizada, pois vai garantir um acabamento e um brilho maior.

Ponto Positivo: Pode ser aplicado em peças de fibra de vidro, alumínio, ferro, plástico, borracha, pedra, madeira e etc

Ponto Negativos: Para aumentar a durabilidade é necessário aplicar uma mão de verniz ao término do processo, isso faz com que a peça perca um pouco o brilho.

Tinta Cromo

Nem me vem falar de Spray Colorgim cromo, isso é a maior enganação do mundo kkk. O máximo que você consegue alcançar com esse spray, é um acabamento que se assemelha a alumínio polido.

Mas já existem tintas especiais que se assemelham ao cromo, o brilho de fato é inferior ao do cromo e da metalização, mas quem procura um acabamento que fique próximo ao de um alumínio polido, recomendo de olhos vendados.
Tinta cromo Welckman, hoje existem várias marcas, mas vou falar dessa que usei e achei o acabamento impecável.

Pontos Positivos: Pode pintar qualquer superfície que suporte os removedores de uma tinta.

Pontos Negativos: Além do brilho não ser muito acentuado, deve tomar cuidado com a ação do tempo e urina de cachorro, no caso de ser utilizada em rodas.

Ps: Para utilizar a tinta cromo e garantir uma maior eficiência no brilho, é recomendado que a peça seja preta e envernizada.

Existe um tipo de tinta cromo que você pode aplicar até com pincel e o acabamento fica perfeito, ainda não encontramos esse produto à venda no Brasil, se alguém tiver alguma pista deixe nos comentários:

Bom, agora que você já somou um pouco mais de informação, corre lá e compartilhe com os amigos, se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários.
Também estamos nas redes sociais, acompanhem nossos projetos.


2 comentários em “Vc sabe a diferença de: Cromo, metalização e tinta cromo?

Adicione o seu

    1. Olá Carlos, tudo bem?

      Não conheço nenhuma escola certificada que ofereça curso de alguma das técnicas apresentadas no texto! Mas caso queira se aprofundar, o YouTube poderá te ajudar muito! Com excessão por submersão, as outras formas de cromo vc pode encontrar facilmente os produtos via e-commerce.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: