Pintura Texturizada, como fazer?

Hoje falaremos desse estilo de acabamento que vem cada dia mais ocupando espaço nos motores dos carro de todo o Brasil

Em todo projeto de preparação, iniciasse pelo conceito de verificar as partes mais importantes que compõem o motor garantindo assim sua resistência e logo depois parte para a perfumaria.
Que cor de válvulas usar, acabamento das conexões, preto ou cromado, polido ou texturizado. Enfim existe um mundo de possibilidades para você dar aquele talento no motor para fechar o projeto com chave de ouro.

Enfim, mas hoje vamos falar de uma técnica que está sendo muito utilizada nas partes do motores e que da um acabamento sensacional, a boa e velha micro textura!

Sim, acredito que como roupas seguem tendencias, o stance do carro é a mesma coisa. Nos anos 90, era muito comum você observar motores extremamente cromados e com peças coloridas “anodizadas” mais conhecidas como peças cor de light, era uma combinação fantástica com aqueles cabos Accel 8.8 amarelo, acompanhado de uma bobina enorme.

Logo depois vieram os motores com tampas grafitadas, depois com pressurização da cor do carro, pressurização com curvas feitas com tubos retos fracionados (curva com cálculo de caldeiraria) enfim, o tempo passa e as pessoas vão se atualizando baseados em tendencias que vem dos gringos ou até mesmo aqui no Brasil. Basta a pessoa ser ousada e visionária e criar algo que surpreenda.

Mas eaí, como se classifica a pintura texturizada?
A pintura texturizada não é o acabamento mais moderno que existe para dar aquele charme no motor, mas ainda atiça a vontade de muitos entusiastas.

Hoje existem várias formas de realizar um acabamento texturizado no seu motor, vamos ver abaixo as opções e quais cabem no seu bolso:

Pintura Epoxi:

A pintura epoxi é complexa, pois depende de um equipamento específico para realizar a pintura da peça, já que envolve eletricidade e em alguns casos até a utilização de um forno para curar o produto aplicado. Valor médio de R$ 180,00 por peça



Pintura com Spray VHT:

Muito fácil de utilizar, porém um pouco difícil de encontrar, o ponto positivo é o “Faça você mesmo” o ponto negativo é que com uma lata você não consegue fazer um grande número de peças. Valor médio desse produto é de R$ 120,00

Pintura com soprador térmico:

Esse é um procedimento muito utilizados em carros de corrida, pois garante um acabamnto texturizado e uma maior resistência na peça. Basta você aquecer com um soprador térmico de forma uniforme a área que você deseja criar o efeito. O fato da caloria derreter a tinta, proporciona um acabamento diferenciado.


Pintura com aditivo texturizador

Esse procedimento é o melhor com relação custo benefício, pois rende muito e te possibilita fazer muitas peças com acabamento micro texturizado.
Basta acrescentar o aditivo em qualquer tinta, catalizar e aplicar.
Custo médio de R$ 120,00 por lata e rende até 10 motores completos e outros acabamentos que desejar como hidrovácuo, pedaleiras, santo antônio, suportes e barras.

Aditivo cod. 08030

Observação e dica:

Acredito que a mais prática e que te proporciona um acabamento perfeito, é o spray VHT, porém você só encontra em lojas de performance que vendem produtos importados e raramente você acha alguém vendendo pela internet, além de te limitar no quesito pintura, já que com uma lata você não conseguirá aplicar em muitas partes.

Outra opção relativamente barata e que te proporciona um acabamento perfeito te dando condições de aplicá lo em mais partes do motor é o texturizador.
Caso você não tenha compressor e acredite que alguém cobraria muito caro para pintar, adquira uma bomba de flits e seja feliz!

Receita perfeita para texturizador na cor preta.
1/4 de fundo preto fosco vinílico
1 catalisador
1 lata de spray de alta temperatura preto fosco
1 lata de texturizador

Modo de preparo:

Pra cada 200ml de tinta, utilize 20ml de texturizador e 20ml de catalizador.
Misture bem já dentro do compartimento da pistola de tinta e está pronto para ser aplicado.
A peça que receberá a tinta deverá estar limpa e de preferencia sem tinta, pois assim garante que a textura fixe melhor na peça e que os solventes utilizados na composição do texturizador não reaja com a tinta antiga.
Procure pintar em local aquecido, de preferencia em local aberto e em dias ensolarados, pois assim você consegue deixar as peças bem aquecidas antes de aplicar o texturizador.

Após realizar a aplicação do texturizador, mantenha as peças no sol por 15min, logo em seguida retire e guarde por 1 dia para cura e evaporização dos solventes da tinta. Após a espera, reposicione as peças novamente no local de pintura e aplique a tinta em Spray de alta temperatura. Três demãos é o suficiente para deixar a sua peça com o acabamento perfeito.
Pronto, agora é só montar as peças no motor e curtir o style.

Obs: Pra remover toda tinta de uma superfície de forma rápida e prática, utilize removedor pastoso com um pincel, não esqueça dos itens de segurança como luvas e óculos.

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3 comentários em “Pintura Texturizada, como fazer?

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    1. Olá Daniel, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do Octtane Expert.
      Por experiência própria, uso uma escova de lavar roupa pequena com um pouco de detergente, mas confesso que pintei um protetor de carter e fui obrigado a retocar com spray pois o barro era muito vermelho e não saiu!

      Recentemente, utilizei tinta P.U preta alto brilho na mistura com o texturizador, o acabamento ficou semi texturizado, mas pra limpar é bem melhor!

      Qualquer dúvida estaremos por aqui! Grande abraço.

      Curtir

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