Octtane Projects Nº004 (Gol Swap 1991) By: Diogo Pisseti

Hoje falaremos a respeito desse Gol 1991 que fez sucesso no Instagram.
Além do proprietário do carro ter um ótimo gosto para ornar os acessórios, conta com uma injeção programável Octtane T1, que foi a cereja do bolo nesse projeto.

Texto do proprietário Diogo Pissetti

Adquiri esse VolksWagen Gol 1991 CL a cerca de 10 anos, comprei de um amigo que herdou do seu avô, na época o carro marcava 68 mil km originais e já estava parado a mais de 3 anos.
Hoje passados 10 anos, o carro está com um pouco mais de 72 mil km rodados. No início do projeto o motor original era um CHT 1.6, no qual montei turbo carburado e rodei por 2 anos, logo em seguida troquei a mecânica por um modelo AP e deixei ele todo original.
Fiquei rodando com ele original por cerca de 1 ano, em seguida montei ele injetado MI com uma injeção programável, mantendo o motor ainda original porém turbo.
Usei o carro por mais 1 ano e pouco depois de 3 quebras, resolvi investir um pouco e montar o miolo forjado. Atualizei a injeção, corrigi outros detalhes mas infelizmente no dia do acerto do carro, tive uma quebra que infelizmente não sobrou nada. Nada que eu digo é nada mesmo kkk.
Até o motor de arranque foi danificado!
Avaliando as causas da quebra inesperada, chegamos a conclusão que se tratava dos prisioneiros ARP falsos que foram utilizados no volante do motor.
Após 3 meses da quebra, com muito esforço e dedicação o carro voltou a ligar, o investimento se elevou novamente, mas montei ele totalmente forjado.
Andei bastante com o carro nessa configuração, motor ok e se comportando muito bem, aproveitei esse período sem dor de cabeça para investir na estética do carro. Resolvi desmontar toda a frente para fazer o cofre do motor mais limpo, onde fiz tudo em casa, desde a preparação da lataria, pintura e toda a parte elétrica do carro.

Seguem fotos:

Não posso deixar de citar o Arcelho, que foi a pessoa que me ajudou desde o inicio com a lataria em geral e a Christofer da Avant que me ajudou na instalação da minha OCTTANE T1.

Hoje a configuração ficou assim:
Injeção Eletônica Octtane T1 e 4 bicos
Roda fônica
Bobinas individuais do Gol G6
Turbina Master Power 50×83 eixo apl
Intercooler
Todos os componentes possíveis forjados
Cabeçote Stg2
Escapamento em inox
Pintura texturizada em 80 porcento do motor
Rodas Rotiform
Suspensão Impacto

Seguem fotos do carro finalizado

Um fato interessante desse Gol, é que a cor dele apesar de parecer verde, no documento consta Azul Indigo, porém é conhecido como “verdinho” entre os amigos.

Pq escolheu a Octtane?

A escolha do produto Octtane, se da pela versatilidade do aparelho, além de ter facilidade na aceitação de sensores originais não sendo necessário ficar amarrado com marcas e modelos. Inclusive os sensores de pressão utilizados são universais e não tive nenhuma dificuldade na instalação nem na configuração.
A tela é incrível e o Touch screen me surpreendeu muito, a velocidade de resposta ao toque é incrível.
Outra questão é a injeção ser semi sequencial atendendo minha expectativa e ela ser completa. Na minha opinião vendida por um valor relativamente abaixo do que ela proporciona comparado a concorrência.
Mas nada supera o:
Back fire: Famosos “pipocos” na reduzida de marcha ( Esta função tem o objetivo de aumentar a autonomia do veículo, ou seja, diminuir o consumo de combustível. Sempre que o acelerador estiver fechado (TPS = 0%) e o motor estiver acima da rotação escolhida os injetores fecham. Também conhecido como “Cut-Off, geralmente ocorre em situação de freio motor).
E o Shift Gear, que proporciona uma explosão cabulosa no escapamento nas trocas de marcha.

Planos futuros

Apesar do carro já contar com freio a disco nas quatro rodas, pretendo substituir os freios dianteiros por modelos maiores e assim garantir ainda mais a minha segurança e segurança do projeto.

O projeto não para por aí, estaremos postando todos os avanços e atualizações desse projeto. Pode ter certeza que o mundo automobilístico gera amizades e muita história pra contar.

Gostou dessa e de outras matérias da Octtane Expert, não perca tempo compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Está com dúvida a respeito desse projeto ou das funcionalidades dos produtos Octtane, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: