Octtane Projects Nº001 (Gol Sonic) By: Vinicius Fusca Na Foto

Iniciaremos o Octtane Projects com um projeto de pai para filho.
Quando se une bom gosto, um carro épico e um monte de história para contar o projeto não poderia deixar de ser sensacional!
Gol BX Sonic BAD ASS!!!


Diante de mais de 1500 projetos que a Octtane está envolvida, abrimos este espaço para você gearhead poder se envolver ainda mais com essa família que cresce a cada dia. Sim!!! Esse espaço é dedicado especialmente para o mundo Octtane.
Acompanhe de perto o que os nossos produtos são capazes.
Seja um campeão, se destaque, cuide do seu veículo seja um Octtaner.

Texto do Vinicius, proprietário do Gol Sonic

Quem me conhece sabe que muito do meu gosto por Fuscas vem do fato de meu pai sempre ter possuído exemplares do VW na garagem desde que me conheço por gente. Há 15 anos atrás ele recebeu uma proposta de trocar seu belo Fusca 1978 1300L que havia reformado por completo e estava zerado por um Gol LS 1984 com algumas coisas para fazer. Eu e meus familiares ainda tentamos convencer o velho a não realizar a troca, mas não teve jeito: o negócio foi fechado e meu pai ainda voltou uma grana! Com o tempo o Golzinho foi sendo arrumado e conservado, ficando zerado, o que não é muito difícil, pois o carro só era utilizado para rápidas voltinhas pelo bairro só para esquentar o motor. Neste meio tempo eu não tinha permissão para sequer dar uma volta no quarteirão, tamanho o ciúme que o velho tinha pelo carro. Devido a alguns problemas de saúde do meu pai e gastos excessivos com um carro que nem era utilizado, a cerca de um ano atrás finalmente pude colocar as mãos no batedeira.

Apesar de gostar e cuidar muito do carro, meu pai não se importava com a originalidade do veículo, o que o deixou um pouco descaracterizado, então a primeira ideia, que era deixar o modelo completamente original foi descartada em prol de uma customização seguindo a escola Euro Look. O projeto teve inicio antes mesmo do carro estar em minhas mãos. Passando em frente a uma borracharia de bairro avistei o jogo de rodas BBS aro 15 tala 7 oriundas de uma BMW Série 5, ainda com pneus Pirelli P600 alemães, vendidas por um preço bem menor que o praticado normalmente. Após uma olhada constatei que se tratavam de legitimas BBS, estavam intactas e nunca haviam passado por nenhuma reforma, então não tive dúvidas e arrematei as redondas. Na época esse conjunto equiparia meu antigo carro, um Fusca 1974 1600 turbo, mas devido a diversas complicações tive que me desfazer do brinquedo e as rodas ficaram encostadas por mais um tempo. Quando o BX veio para as minhas mãos a inspiração nos Golfs MK1 e MK2 foi inevitável e era hora de deixar as BBS no jeito. Encaminhadas a loja paulista Stock Rodas de São Bernardo do Campo, saíram de lá com a clássica combinação de bordas cromadas e miolo dourado e com os pneus Kumho 155/60R15, o que garante um visual conhecido como strech (esticado), onde as rodas ficam com a bordas expostas, facilitando o rebaixamento e dificultando as indesejáveis pegadas nos para lamas.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Falando em rebaixamento, ficou a cargo da oficina Kit Wheels and Tires a instalação de molas e amortecedores confeccionados especialmente para o projeto pela Down Amortecedores, que em conjunto com uma revisão completa do sistema trouxe além de uma belo visual, estabilidade e relativo conforto ao carro.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Para melhorar o visual do Golzinho, que já havia perdido a originalidade de alguns componentes, foram adquiridos faróis Cibié, faróis de milha Cibié Serra II com interruptor do Gol GT, spoiler dianteiro também do Gol GT, grade dianteira, logotipos e maçanetas novas.

A imagem pode conter: carro

No interior, ainda em construção, somente volante Lotse Velox, cesta porta copos/objetos no túnel central e tapetes de tecido. Em breve o volante será substituído por um de visual mais clássico, que seja mais condizente com a proposta do carro e o painel ganhará instrumentos para monitoramento do novo motor.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Mecânica, Suspensão e Freio

Segundo informações do Vinicius, ele não poupou esforços para deixar esse projeto exclusivo e que atendesse a sua expectativa.
O motor foi inteiro refeito e hoje conta com peças de ponta para garantir uma segurança maior ao projeto, além de deixar com um visual limpo e harmonioso.

Depois do carro ter passado por problemas na parte mecânica, Vinicius resolveu desmontar tudo e já aproveitar para montar com as peças internas de maior qualidade e que atendesse a proposta do projeto, que são elas:

Motor 1.9 air cooled
Cabeçote Autolinea com válvulas de inox 40×35, molas duplas e comando Engle 294º w120.
Molas, pratos e travas da marca Emp.
Pistão de 94mm.
Bielas Forjadas.
Virabrequim Forjado.

Alimentação
Throttle Body 4x40mm.
4 bicos de Volvo de 42lbs.
Bomba elétrica de 9bar SPA.
Linha de combustível com conexões AN.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Lubrificação
Radiador de óleo com ventoinha.
Filtro de óleo lavável.
Respiro de óleo com conexões AN.

Sistema de Freios
Dianteiro: Pinças de Santana com êmbolo de 54mm.
Disco dianteiro de Santana (Porém não é definitivo) Próximo upgrade serão discos de 284mm.
Hidrovácuo e cilindro mestre de Santana.
Traseiro: Avaliando a possibilidade de instalar o sistema do Golf ou do Gol GTI.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Gerenciamento

Injeção Octtane T1
Porquê escolheu a injeção Octtane?

Segundo Vinicius, ele chegou em a uma oficina de uma grande amigo, lá estava um Kadett Gsi com uma das nossas injeções instaladas, ao questiona-lo sobre o funcionamento da mesma, teve permissão para dar a partida no carro e constatar ele mesmo o que a Octtane é capaz. No mesmo momento Vinicius percebeu que tanto o funcionamento do motor, quanto o ar condicionado e dirigibilidade eram excelentes, funcionavam perfeitamente. Eis que tomou a decisão que diante de uma mercado amplo e com várias opções de marcas e modelos, a Octtane T1 e um leitor de sonda Wideband O2 Meter faria o coração do seu carro bater mais forte.

Continua…

Gostou dessa e de outras matérias da Octtane Expert, não perca tempo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: