Você sabe o que é Turbo Flutter? TSUTUTUTUTUTU

Hoje falaremos sobre o Turbo Flutter, objetivos, resultados e malefícios.

Logo de cara, já segue um vídeo insano a respeito do assunto.

Assim como marcas de roupa, eletroeletrônicos e indústria moveleira passam por atualizações e seguem tendências, observamos que o mundo da performance segue a mesma linha.
Aqui no Brasil, já se foi o tempo em que o objetivo era apenas extrair potência do motor, hoje estamos atentos as tendências que rolam mundo a fora e buscamos emprega-las aqui na terra do tupiniquim.
Podemos dizer que nem tudo copiamos ou seguimos tendência, exemplo são as injeções programáveis que de uns anos para cá vem conquistando o coração do mundo a fora, por exemplo a Octtane possui uma filial na França, e busca cada vez mais atingir a galera EuroLook/EuroRacing e estar presente nos painéis dos carros modificados de toda Europa.
Aqui no Brasil a caminhada é grande diante da variedade de injeções que foram desenvolvidas, mas nós da Octtane temos certeza que tendo o diferencial de ser um produto de qualidade, acessível e com uma pós venda preparada para te atender, conquistaremos os espaços que almejamos.

Como comentei “Tendência” e seguindo a onda principalmente da cena JDM, o mundo se viu na disposição de começar a criar projetos parecidos aos da galera asiática, e com o destaque do filme Velozes e Furiosos 3, cada vez mais as pessoas observam que tinham parado no tempo no quesito performance e isso abriu um mercado absurdo de importação de peças de alta performance.
Algumas peças que começaram a aparecer por aqui de uns 5 anos para cá, foram:

Dosador Esférico
Blow-Off
Wastegate V-band
Turbo- Timer
Conexões AN
Acabamentos de motor
Pinturas personalizadas

Dentre essas novas peças e tendências, se descobriu o TURBO FLUTTER.

Mas aí, o que significa TURBO FLUTTER?

Turbo Flutter nada mais é que a vibração do ar passando pelas hélices da turbina, porém no sentido contrário. Isso mesmo, todo projeto turbo é composto de um turbo, uma pressurização, intercooler, Blow-Off e corpo de borboleta.
Quando a turbina inicia seu trabalho de compressão, toda a pressurização e intercooler é preenchida de ar, logo quando o motorista retira o pé do acelerador, é gerado um vácuo dentro do sistema de admissão e esse vácuo fica responsável por liberar o ar em excesso pela válvula
Blow-Off (prioridade), mas quando essa válvula de prioridade é anulada, automaticamente o ar que a turbina gera, tem a sua proporção de aproveitamento, porém o restante do ar que deveria ser expulso pela
Blow-Off volta pelo sistema de pressurização e é despejado para a atmosfera pela boca da turbina. O atrito do ar em contato com as hélices da turbina gera esse som que é contagiante e desejado pelo mundo todo.

Mas nem tudo são flores, segundo relatos a prática dessa adaptação causa uma depreciação precoce no eixo da turbina, gerando problemas ainda maiores a longo prazo.
Bom mas se formos avaliar por esse ponto de vista, não deveríamos nem turbinar os nossos motores que saíram originais de fábrica e nem por isso deixamos de mexer em nossos possantes.
Recentemente a empresa Tial desenvolveu uma válvula Blow-Off que emula o som do Turbo Flutter, porém para você adquirir uma peça dessa, deverá desembolsar algumas notas de reais.

Tial QR bov
Válvula Blow Off Tial, Flutter Simulator

No projeto que estou montando, vou realizar o sonho de ter o tão sonhado Turbo Flutter, porém com uma adaptação simples você consegue ativar e desativar essa função apenas pressionando um botão. Sim, na mangueira de vácuo que vai para a Blow-Off, vc insere uma pequena solenoide, de forma que obstrui a passagem de vácuo, assim você consegue realizar o Turbo Flutter apenas nos momentos mais oportunos, por exemplo chegando em um evento, brincando nos faróis ou até mesmo para gravar aquele vídeo bacana para o Youtube.
Bom agora que você enriqueceu ainda mais seu conhecimento em performance, bora entrar em contato com o seu mecânico e ver o que ele acha sobre o Turbo Flutter.

Nós da Octtane postaremos constantemente informações rápidas para enriquecer o seu conhecimento em performance, fique de olho e desfrute desse mundo maravilhoso que é a velocidade.

Gostou dessa e de outras matérias da Octtane Expert, não perca tempo comente aqui e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: