Big Brakes e freios funcionais

Hoje falaremos sobre qual freio utilizar no seu projeto!

Todo carro quando é iniciado um projeto de forma inteligente, normalmente é executado de baixo para cima, isto é, verifica-se o estado do chassis ou monobloco do veículo, depois realiza a instalação de uma suspensão funcional e logo depois os freios.

E é disso que falaremos hoje no Blog Octtane Expert, qual freio utilizar no seu projeto!

Aqui no Brasil até hoje, só conheço uma empresa que desenvolve pinças especiais para cada tipo de projeto, e como ela é feita baseado nas suas necessidades, não são baratas.
O negócio então é importar, mas como o dólar não está favorável, as vezes fica inviável ter os tão sonhados big brakes no seu projeto, então logo vem as adaptações.

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Hoje existem vários tipos de veículos que saíram de série com pinças para alta performance, as mais comuns para se adaptar, são as da Porsche Cayenne, Subaru, Audi e até dos Camaros.
Normalmente essas peças acabam sobrando nas oficinas decorrente da substituição delas por outras de maior eficiência, logo os modelos originais tomam outro rumo e vão parar em carros de exposição ou até mesmo em carros de track day.
Mas mesmo essas peças estando encostadas nas oficinas, elas são caras e não são acessíveis.
Outra questão que ocorre com frequência, é subdimensionar o mesmo, por exemplo, você tem um carro de 100cv, pesa 1 tonelada, usa rodas aro 20” e quer colocar discos de 350mm com pinças de 6 pistões na dianteira. Bom, sinto lhe dizer que isso é pura estética.
Já existem projetos mais ousados que utilizam pinças de Lamborguini ou até mesmo de Maserati. Sim, são lindas e fecha o projeto como se fosse a cereja do bolo, mas é um baita de um exagero.
Mas para quem não exige “perfumaria” (apelido dado para detalhes de acabamento), recorrem para os freios funcionais, que são aqueles que esteticamente não são tão bonitos, porém atendem a necessidade.

Abaixo um exemplo de um freio subdimensionado, Volvo C30 da American Evolve, com pinça dianteira de 14 pistões.

Volvo C30 da America Evolve

O Kit Big Brakes normalmente são compostos de disco flutuante, cartola e pinças enormes que podem variar de 4, 6, 8 e até 14 pistões, como a preparadora Evolve fez em seu Volvo C30, apresentado na SEMA em 2006.
Os discos podem ser de carbono ou de aço, essa escolha depende muito do seu bolso.

Imagem relacionada

Existem projetos, que a estética é um fator irrelevante e a funcionalidade é a principal exigência.
Para carros de arrancada, circuito ou até mesmo carros de rua, no upgrade de freio são utilizadas peças da mesma marca, porém com uma melhor eficiência. Temos por exemplo o Chevette, que seus freios podem ser substituídos por discos e pinças de Kadett, preservando o hidrovácuo e cilindro mestre original, ou o VW Gol, que são adaptados discos e pinças de Santana.
Na maioria dos casos quando são adaptados sistema de freio traseiro, foge um pouco dessa regra de “Peças da mesma marca” e a opção é adaptar de outros veículos.
Para poder fazer esse tipo de adaptação, são escolhidas as pinças de dupla função, que atuam tanto para auxilio nas frenagens quanto no (Freio de estacionamento), são elas:
Marea, Golf, Civic, Peugeot 306 e até mesmo as raras pinças do Kadett Gsi.

Toda essa adaptação é para garantir maior poder de frenagem e aumento de segurança para o piloto e para o carro.
Recentemente foram descobertas as pinças de Hilux, que são bem parecidas com os modelos utilizados nos Subarus WRX, pois são pinças de 4 pistões e são facilmente encontradas por um preço bem acessível. O melhor de tudo, são fáceis de adaptar e permite preservar as rodas aro 15”
Para os amantes da originalidade, aqueles que querem preservar os discos dianteiros sólidos porém empregar uma pinça de 4 pistões, também existe essa possibilidade, pois a Land Rover Defender usa pinças para essa finalidade.

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Pinças Toyota Hilux


Caso seu projeto seja ousado e você não se importe com valores, segue abaixo uma lista de pinças, com marca e finalidade.
Vamos lá?

Pinças Sigma

Empresa nacional que desenvolve pinças sob medida para o seu projeto, eles executam a confecção das mesmas em alumínio billet e o projeto pode variar de 4 ou 6 pistões. Recentemente iniciaram a fabricação Plug and Play para modelos convencionais como Golf, Audi, Fusca, Jetta e Up.

Pinças e Discos

Pinças AP Racing

São as pinças mais Racing que existem no mundo, são fabricadas especialmente para carros de circuito, onde é necessário ter resistência quanto as mudanças climáticas e ao estresse de frenagem, além de conter um espaço “Guarda Pó” para que o mesmo não contamine o disco e acabe empastando a pastilha.

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Pinças Brembo

Hoje em dia, são as pinças de freio mais conhecidas do mundo, principalmente por equiparem carros e motos de muitas montadoras como Audi, Mercedes, Ferrari, Ducati e etc.
Essas pinças são facilmente encontradas no exterior, mas deve-se ter muito cuidado, pois a Brembo vem enfrentando um problema grave de falsificação.

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Pinças Wilwood

São as mais conhecidas a nível de performance, pois a Wilwood já desenvolve kits plug and play, específicos para cada tipo de projeto e carro.

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Pinças Stop Tech

São pinças que possuem o mesmo apelo que as Wilwood, atender todo o mercado de performance e seguir as exigências quanto a facilidade na adaptação, tendo como opção o kit completo composto de disco flutuante, pinças, pastilhas e flexíveis.

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Pinças D2 Racing Sport

Modelos de pinças que seguem o padrão plug and play, porém são adoradas por cultivadores da cultura JDM e Drift.

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Existem outros modelos e marcas, mas relacionei aqui apenas as principais.

Antes de montar um freio no seu carro, veja com o seu mecânico quais as melhores opções, ou pesquise bastante e veja as experiências de outras pessoas, só assim você conseguirá a melhor receita relação custo benefício.

Nós da Octtane postaremos constantemente informações rápidas para enriquecer o seu conhecimento em performance, fique de olho e desfrute desse mundo maravilhoso que é a velocidade.

Gostou dessa e de outras matérias da Octtane Expert, não perca tempo compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

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