Conexão AN, pq usar?

Pra quem já tem carro turbo desde os anos 80/90, sabe como que as conexões AN chegaram para revolucionar cada projeto de preparação.

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Antigamente, o negócio era travar todo o sistema da linha de combustível, óleo e ar com abraçadeiras, mas com o tempo uma ou outra espanava, ou por falta de um aperto adequado cortava a mangueira ou até mesmo acabava soltando.
Outro fator que influenciava no vazamento de líquidos ou ar, era a falta de dimensionamento da mangueira para o espigão, resultando em um acoplamento não eficiente e assim gerando transtornos futuros.
Hoje o mercado é amplo no mundo da “performance”, mas antigamente praticamente 50% dos componentes utilizados nos carros preparados, eram doados de sistemas pneumáticos “ Conexão de compressores de ar”, roscas e conexões de gás e até mesmo mangueiras de P.U com conexão rápida em linha de combustível.

Não sabemos precisar quando inventaram essas conexões, mas caso você faça uma busca rápida sobre os motores de Formula 1 nos anos 80, ou até mesmo em dragsters dos anos 90, vão perceber que já utilizavam essas conexões.

Resultado de imagem para engine dragster 90"
Photo of Connie Kalitta (Reparem as conexões AN abaixo do scoop).


Bom, vamos ao que interessa, o que são conexões AN?

São conexões em alumínio com rosca de 37º que são rosqueadas de forma perfeita (macho/fêmea) e podem ser acopladas em mangueiras hidráulicas ou pneumáticas, dando melhor acabamento ao projeto e aumentando a segurança quanto a possíveis vazamentos.

As conexões AN são encontradas nos tamanhos e normalmente aplicadas em:

4AN (Pressão positiva do dosador e manômetros)
6AN (Linha de ar da válvula wastegate, vácuo para Blow-Off, linha de combustível e retorno na linha de combustível).
8AN (Linha de combustível e radiador de óleo).
10AN (Saída do tanque de combustível “Cash Tank e Surge Tank”, linhas de combustível, retorno de óleo da turbina para o cárter e água do reservatório do watercooler).
12AN (Vapor da tampa de válvula para o reservatório de resíduos).
16AN (Sistema de arrefecimentos paralelos).
20AN (Entrada e saída de água do radiador).

Exemplos de aplicação:

4AN, 6AN, 8AN

As conexões AN de fato chegaram para revolucionar o mercado de performance e assim aumentar a garantia evitando possíveis vazamentos.
Como ela possui um ângulo de rosca 37º permite que se rosquei diretamente sem a necessidade de utilizar algum retentor ou vedador de rosca.
As conexões AN podem ser utilizadas em qualquer tipo de mangueira, desde que as medidas e qualidade do material atenda a aplicação.

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O modelo mais utilizado atualmente, são as mangueiras de borracha com acabamento em linha de nylon, pois proporcionam maior segurança quanto a pressão interna, eficiência em ser auto extinguível (Não propagam fogo), além de dar um acabamento muito bonito ao cofre.

Resultado de imagem para mangueira aeroquip nylon

Bom, até agora falamos apenas das conexões fêmeas, mas os niples “machos” são encontrados nas mais diversas especificações de rosca, tudo isso para facilitar o seu projeto, independente do veículo.

Agora a pergunta que não quer calar. Por que usar conexões AN?

Bom, se você está lendo essa pergunta, com certeza já leu o texto inteiro, então vai concordar que utilizar essas conexões no seu projeto, além de dar um acabamento melhor ao motor, proporcionam maior segurança e praticidade na montagem dos componentes.

E você, conhecia essas conexões?
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Nós da Octtane postaremos constantemente informações rápidas para enriquecer o seu conhecimento em performance, fique de olho e desfrute desse mundo maravilhoso que é a velocidade.

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